quinta-feira, 9 de junho de 2016

Desenvolvimento Sustentável


Significa : ‘’ Atender às necessidades da actual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas ’’.Isto quer dizer, usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao ambiente. Preservar os bens materiais e a dignidade humana.  É o desenvolvimento que não esgota os recursos , conciliando o crescimento económico e preservação da natureza.


Como atingir o desenvolvimento sustentável


A primeira etapa para atingir o desenvolvimento sustentável  é  reconhecer que os recursos naturais não são infinitos, ou seja, um dia podem acabar. Utilizando-os sempre com algum critério. Confunde-se imenso com o desenvolvimento económico, mas no entanto são duas coisas muitos distintas : - desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades económicas são incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do país, é involução. É insustentável e está fadado ao insucesso.- Desenvolvimento sustentável está relacionado à qualidade, ao invés da quantidade, com a redução de matéria-prima e produtos. Implica em mudanças nos padrões de consumo e do nível de conscientização. 


Consumo sustentável

É um modo de consumir capaz de garantir não só a satisfação das necessidades das gerações atuais, como também as do futuro. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilização racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdício e o excesso e ainda, após o consumo, cuidar para que os eventuais resíduos não provoquem degradação ao meio ambiente. Principalmente:  ações no sentido de rever padrões insustentáveis de consumo e minorar as desigualdades sociais.Recomenda-se adotar a prática dos 3 R’s :


- REDUÇÃO ;- REUTILIZAR ;- RECICLAGEM. 


Conclusão


O mundo se encontra à beira de um abismo e, no entanto, a solução está bem na nossa frente. E a pior parte é admitirmos que apesar de sabermos todas as possíveis soluções para o mal da Terra, a ganância e a ambição do homem impedem que alguma medida efetiva seja, de fato, tomada. Já que para isso é necessária a união de todos, e não de apenas parte da população. Em busca do progresso o homem está jogando fora o seu bem mais valioso, a vida. 


Maura Airez 

11ºL Nº14

Sem comentários:

Enviar um comentário